Tuesday, November 27, 2018

Tipos de cerdas para pincéis

Tipos de cerdas

Texugo Badger: é um tipo de cerda bastante comum, mais usada em tinta óleo, rústica e usada pra misturar as tintas na tela. Tende a ser mais grosso na ponta, o que dá esse aspecto fino no encontro com o ferrolho e mais aberto na ponta. Muito comum em pincel pra barbear também.

Camelo (camel)- Embora não venha do camelo, são cerdas bastante populares em aquarela e letreiramento. Normalmente são feitas de cabra, esquilo, ox, pônei ou uma mistura de diferentes cerdas, dependendo da finalidade e custo do pincel.

Porco (Hog) - São cerdas obtidas de porco, muito comumente originário da China.Costumam ter uma curva neutra e as cerdas de boas qualidade tem boa resistência e aplicar tinta com consistência e constância e por isso é uma das cerdas mais populares pra tinta óleo. Ela consegue lidar muito bem com a natureza oleosa e densa dessa tinta e também das acrílicas. As melhores cerdas hog costumam ser mais baratas que cerdas mais macias de esquilo.

Kevrin/Mongoose - É uma cerda forte, resistente comumente usada em tinta acrílica e óleo. Hoje em dia praticamente todas as cerdas mongoose são sintéticas.

Kolinsky - Também conhecido como sabre kolinsky, essas cerdas vem na verdade de doninhas siberianas encontrado na Siberia e norte da China. As cerdas kolinsky são as melhores para trabalho com aquarela e nankin, devido à capacidade singular dessa cerda de voltar ao mesmo lugar em uma ponta fina. Um pincel kolinsky bem cuidado dura vários anos.

Orelha de boi (ox)- É um ótimo pelo de animal com capacidade para reter água e tinta, porém ele não consegue manter uma ponta fina como um kolinsky. As vezes essas cerdas são misturadas com sintéticas pra ter um pouco mais de firmeza.

Pônei (pony)- São cerdas fortes e macias, de animais maduros de pelo menos 2 anos. São cerdas normalmente usadas em pinceis escolares e mais baratos.

Sabre vermelho (Red sable) - São cerdas vindas de animais das familias das doninhas (weasels) com pelo vermelho. Um bom sabre vermelho é uma boa alternativa de custo beneficio comparado com o kolinsky. Quando o pincel é híbrido com pelo de boi, o pincel fica mais barato mas ele tende a perder a ponta.

Sintético (Synthetic fibers)
Cerdas sintéticas são feitas ou de nylon ou polyester, manipulados química e fisicamente pra que sua característica fique mais apropriada pra pintura, como ficar mais macia e/ou mais absorvente. As cerdas sintéticas são mais resistentes a solventes, não atraem insetos e sua estrutura não tem a estrutura de escama igual os pelos de animais tem que seguram a tinta. Costumam ter mais resistência mecânica em superfícies diversas e são bastante recomendadas para tintas acrílicas. Eu recomendo pincéis sintéticos particularmente a tinta óleo nos redondos mais finos.

Esquilo(Squirrel hair) - Cerdas de pelos de esquilo são populares para os pincéis estilo quill, vem de esquilos nativos da Rússia. Eles fazem uma ponta fina similar aos kolinsky mas eles não tem a elasticidade de voltar ao ponto original.

No comments:

Post a Comment

Propriedades da Cor aplicadas

Neste poster, os principais elementos da cor são apontados na obra  Marchand ambulant au caire de Jean Leon Gerome. Matiz Valor Tonal...