Tuesday, November 27, 2018

Tintas para aquarela

Nesta postagem vou falar sobre as tintas para pintura aquarela.

Tintas pra aquarela são tradicionalmente disponíveis em pastilhas ou tubos.

Acima, set da Lukas de 12 cores. Set excelente para iniciar e melhor ainda pra levar em campo.


Pastilhas (pans/cakes)- Existem dois tipos de pastilhas: o Pan e o half pan. Sendo que o Pan tem medida aproximada de:

(pastilha inteira)Full pan:19mm x 30mm x 9mm
(meia pastilha)Half pan: 19mm x 16mm x 9mm

A pastilha ela é convenientemente vendida em sets em latinhas, com a paleta de cores pre-definida e pra usar, precisa ativar com água. A qualidade pode variar muito de um fabricante pro outro, e sobretudo entre as linhas estudante e profissionais. As tintas profissionais e de melhor qualidade tendem a ativar com mais facilidade e cremosidade, oque é justamente um dos motivos alegados por artistas por preferirem do tubo.

Acima, set de tubos da winsor e newton.


Tubos (tubes)
As tintas que vem no tubo, precisam ser colocadas na paleta. Algumas marcas, quando a tinta saem do tubo e secam, não reativam tão facilmente quando algumas marcas de pastilha. Há algumas marcas como a Daniel Graham e Senelier por exemplo que tem mel na formulação, e não secam e como outras marcas reativam com bastante facilidade.


Eu particularmente prefiro aquarela em pastilhas pela conveniência, e a desvantagem da pastilha não chega a ser significante pra mim. Ter que espremer do tubo toda vez sim, seria, porque muitas vezes o tempo é mais limitado quando estou pintando paisagem etc. Então com relação a tubo ou pastilhas realmente depende muito da qualidade da tinta e do fabricante. As marcas mais conhecidas e populares são as da Winsor & Newton, Schmincke e Lukas.

As tintas de tubo e pastilhas podem ser usadas em conjunto, no meu set eu tenho tintas de tubo colocadas nos pans e os pans originais.

Em casos de pinturas maiores e em estúdio, as tintas em tubo talvez sejam mais interessantes pela facilidade de conseguir uma grande quantidade de pigmento diluído.

No comments:

Post a Comment

Propriedades da Cor aplicadas

Neste poster, os principais elementos da cor são apontados na obra  Marchand ambulant au caire de Jean Leon Gerome. Matiz Valor Tonal...