Tuesday, November 27, 2018

Tinta de artista ou estudante? (Artist grade vs Student’s paints) Qual a diferença?

Tintas de artista vs estudante.

Artist grade vs Student’s paints

No debate sobre tintas de artista e estudante, é importante entender alguns aspectos do porque algumas tintas são mais caras que outras:

Pigmento - qualidade e quantidade. As tintas mais caras tem pigmentos mais caros de se obter, mais puros e em maior quantidade. Observe como os rótulos que tem “hue” tem mistura de pigmentos para tentar chegar naquela cor.

Aglutinante (Filler): Tintas mais caras tendem a ter menos aglutinante, o que interfere menos no comportamento da tinta ao longo do tempo, e na própria cor final, uma vez que por ter mais preenchimento, a cor ficará menos rica.

No caso da aquarela e guache, especialmente as pans eu recomendo que sejam todos profissionais porque a quantidade de pigmento e a qualidade dos mesmos e do aglutinante tem uma impacto na qualidade final da aquarela muito superior ao da tinta acrílica e óleo por exemplo.



Na imagem acima, temos 3 tipos mais comuns de tintas no mercado. Os 3 tubos representam a tinta óleo. A cor azul representa o pigmento, a amarela o óleo e o cinza o filler/aglutinante.

A principal diferença entre as premium (como Old Holland, Williamsburg) e Artist's como Winsor & Newton, Rembrandt, etc é a quantidade de filler, enquanto a tinta estudante possui a menor quantidade de pigmento e muitas vezes pigmentos sintéticos e/ou mais baratos. Muitas a proporção de pigmento/óleo nas tintas premium é tão grande em favor de pigmento, que é necessário usar óleo/solvente/medium para diluir, uma vez que a tinta parece uma pasta "seca". Essa é uma das razões pelas quais a tinta premium custa mais: Ela rende mais.

No comments:

Post a Comment

Propriedades da Cor aplicadas

Neste poster, os principais elementos da cor são apontados na obra  Marchand ambulant au caire de Jean Leon Gerome. Matiz Valor Tonal...