Tuesday, November 27, 2018

Escolhendo o papel para desenho (grafite ou carvão)



Os papéis pra desenho costumam ser mais acessíveis e ter menos requerimentos técnicos do que papéis pra pintura. Eles vem em diversos tamanhos, blocos, sketch books, e também já como boards.

As características que o desenhista deve ficar mais atento, é em relação ao à textura, granulação do papel. Em inglês eles chama de “tooth” ou o “dente” do papel.
Quanto mais granulado ou áspero, mais indicado pra técnicas secas que “soltam pó” como carvão ou pastel. Quanto menos áspero, mais indicado pra técnicas que visam uma uniformidade maior da linha, como nankin, desenho técnico, etc.

Um papel mais liso, vai ser mais fácil de conseguir efeitos mais uniformes com grafite, ou nanquin.

Gramatura 

A gramatura corresponde à grossura do papel. Ela é medida em gramas por metro quadrado (g/m2). Os papéis de maior gramatura tendem a ser mais estáveis, ter menos problemas com borracha e até aceitam passadas leve de água. Eu gosto de recomendar papel acima de 120g/m2, porém é perfeitamente possível fazer bons trabalhos com papéis de 90g/m2.

Cor
Os papéis podem vir em diferentes cores, e os tonados podem dar efeitos bastante interessantes quando usados com giz pastel ou carvão preto com branco.

Composição.
O mais comum pra artista, é o papel de celulose com ph neutro que não amarela com o tempo. Existem papéis próprios para desenho também, que tem conteúdo de algodão, de 25%, 50% ou 100% algodão.

O Nikolai Fechin diz a lenda que usava um papel chinês tão fino que tinha que usar um pano por trás pra não danificar a folha,…


Minhas recomendações: 

  • Papel com gramatura acima de 90g/m2.
  • Liso ou com granulação, dependendo do resultado desejado.
  • Papéis sempre livre de ácido (acid free), archival.
  • Os melhores papéis contém algodão na composição, e são mais caros.


No comments:

Post a Comment

Propriedades da Cor aplicadas

Neste poster, os principais elementos da cor são apontados na obra  Marchand ambulant au caire de Jean Leon Gerome. Matiz Valor Tonal...