Tuesday, November 27, 2018

Neste post, os tipos de cerdas mais comuns disponíveis no mercado, voltados para óleo, arcílica, guache, aquarela...



1- Chato longo (stroke)
2- Chato (flat)
3- Quadrado (bright)
4- Chato curto (short bright)
Os pincéis da categoria chato são muito próximos em termos de pinceladas. Os pincéis chato e chato longo tem característica de segurar mais tinta, sem que a tinta entre no ferrolho, o que é uma virtude considerável no caso da tinta óleo e acrílica. Eles tendem a manter a forma muito bem ao longo do tempo. Os pincéis quadrado e chato curto, tem uma pincelada mais dura, mantém a forma melhor com o tempo, mas carregam menos tinta.

5- Lingua de gato (Filbert)- Tem o ferrolho mais achatado e as cerdas são arranjadas de forma a fazer com que as pontas sejam mais arredondadas. A ponta facilita que pequenos toques ou detalhes sejam possível. É mais comum de usar em tintas óleo e acrílica mas pode ser usado com aquarela sem problemas. Gosto de usar com guache.

6- Chanfrado (angular)
Esse tipo de pincel é feito de forma similar ao chato, mas as cerdas são alinhadas para dar um ângulo. Ótimo pincel para letreiros, mas também para variação de espessura em pinceladas longas.

7- Fan - que é um pincel que parece um leque, usado pra efeitos e pra suavização de arestas.

8- Egbert é um formato que se assemelha ao filbert, mas com as cerdas mais longas e que conseguem carregar mais quantidade de tinta. Normalmente vem com cabo longo.

9- Trincha (paint brush)
A trincha ou também conhecido por brocha, é um pincel indicado pra cobertura de áreas grandes. No caso de vernizes e aquarelas, as cerdas macias são mais recomendadas. No caso da tinta óleo diluída, as cerdas mais rígidas são mais recomendadas.


Das cerdas redondas.

10- Redondo curto (spotter)
Os redondo curto, ou spotter são pincéis voltados para miniatura, ou detalhes muito pequenos que requerem essa esse formato e característica específico. Eles tem a capacidade de gerar pontos mais rápidos e precisos. Não carregam muita tinta, mas tem capacidade suficiente de dar um fluxo de tinta bom até a ponta e costumam ser oferecidos em tamanhos menores.

11- Redondo ( pointed round)
É um pincel extremamente versátil e um dos tipos de pincéis que dificilmente você consegue pintar um tema com alguma precisão se não usar. Os pincéis redondos pra aquarela conseguem carregar bastante cor e como são disponíveis em desde muito fino até tamanhos mais largos, é possível cobrir desde grandes áreas até detalhes.

11 - Redondo longo (liner)
Os liners são pincéis redondos com a cerda mais comprida com a finalidade de

13- Ponta chata (showcard)
O pincel ponta chata ou showcard é um pincel voltado para o letreiramento. Ele é comprido, carrega bastante tinta, porém com a ponta chata, funciona como um marcador.

14- Sword liner e Daggers que são pincéis com moldados parecendo uma espada ou uma adaga na versão mais curta, que facilitam variação de linhas, e permitem passadas grandes de cor. São como versões mais extremas do pincel chanfrado.

15 - Mop e Quill mop- O mop é pincel cuja característica é de ser um pincel de cerdas macias, e que consegue carregar bastante água. São geralmente usados pra cobertura de áreas maiores em aquarela justamente por conseguir carregar bastante água. Eu gosto sempre de recomendar os quill mops de esquilo porque além deles carregarem bastante água se precisar, eles conseguem afinar pra uma ponta fina pra detalhes conforme a necessidade.  Os mops também não costumam ser padronizados em termos de tamanho, como os outros pincéis.

16 - Batedor (stencil) - O pincel stencil é um pincel de especialidade, com certas mais rígidas alinhadas e redondo, bom pra usar com movimentos verticais de “pancadinha”, ao contrário dos outros pinceis com que pintamos de um lado pro outro.

17 - Rake É um pincel que tem cerdas aparadas pra parecer um rastelo, pra quem quer um efeito uniforme de hachuras com tinta.

18 - Textura/customizado - que são pincéis modificados com intenção de conseguir um efeito específico como folhagens, etc.

No comments:

Post a Comment

Propriedades da Cor aplicadas

Neste poster, os principais elementos da cor são apontados na obra  Marchand ambulant au caire de Jean Leon Gerome. Matiz Valor Tonal...